Casa Cabana
2020 | 160m²
A Casa Cabana é o resultado de uma provocação interessante: conceber uma residência de final de semana que fosse, em essência, um espaço de lazer em meio à natureza. Em um sítio fora da cidade, circundado por vegetação e com vista para um grande lago, o objetivo foi o de satisfazer a necessidade de fugir do caos cotidiano e ser um refúgio da agitada e tumultuada vida na cidade. Literalmente, uma cabana em meio à natureza!
A Casa Cabana se resume a um paralelepípedo implantado num platô já existente no terreno: sua implantação foi intuitiva, como resposta à demanda do cliente e às peculiaridades do terreno, que possui vista para um grande lago. Nossa estratégia foi garantir a maior superfície de fachada para esta linda vista. Posteriormente, nosso trabalho foi lapidar tal paralelepípedo, norteados pela total integração entre interior e exterior e entre os ambientes; afinal, a demanda estava muito relacionada a um refúgio de final de semana em meio à natureza e que garantisse espaços para confraternizar com amigos e familiares.
Decidimos pela utilização de um material muito usual e comum como protagonista dessa proposta, que cumpre com êxito sua função de impermeabilizar, gerar conforto térmico e acústico, e facilitar a execução da obra: a telha metálica termoacústica. Desenhamos uma grande cobertura que se inicia no solo, em uma das laterais da casa, e segue criando abrigo para o programa, até se abstrair com brises metálicos horizontais na outra extremidade. Abaixo desse grande plano horizontal se desenrola todo o programa exigido: uma suíte, cozinha e sala, e o espaço de lazer. Entre a vista e a fachada estendemos a laje de piso, criando uma generosa área externa que abriga a piscina e também um espaço com fogareiro para curtir o inverno.
Complementam os materiais da Casa Cabana o concreto ripado, que se faz presente nas poucas paredes e que também é utilizado como estrutura vertical para a cobertura, e os planos de vidro, que fazem com que a natureza inunde os espaços internos do projeto. Duas treliças no sentido longitudinal, com algumas outras na perpendicular, resolvem o sistema estrutural horizontal e trazem uma estética marcante e irreverente para a residência.
Algo marcante neste e nos demais projetos da Trilha é a busca pela compreensão do lugar: em nossa região, faz-se muito oportuno pensar a Arquitetura respondendo com prontidão tanto nos dias de calor como nos de frio. Água, fogo, terra e ar são sempre muito bem vindos!
Arquitetura: Trilha Arquitetura Brasileira
Em parceria com: Rafael Costa
Terreno: 1000m²
Área Edificação: 160m²
Localização: Juiz de Fora, MG, Brasil










