Casa dos Muros
2020 | 545m²
Localizada num sítio fora da cidade e margeada por um grande lago, essa casa de final de semana oferece aos usuários uma experiência arquitetônica única, através das formas simples, das relações espaciais intrigantes e da materialidade exaltada. Os quatro elementos presentes, água, fogo, terra e ar, garantem a harmonia perfeita e proporcionam as sensações de aconchego, conforto e contato com o natural.
Dois muros e um monólito de concreto e bambu configuram esse oásis de lazer, descanso e contemplação da natureza!
Nosso desafio foi projetar uma casa de final de semana que proporcionasse espaços para fazer festas e confraternizar a vida, mas também para relaxar, descansar e se divertir. Espaços que se integrassem o máximo possível com a paisagem circundante, exaltasse o natural e garantisse privacidade.
Implantamos a residência de maneira escalonada como forma de criar espacialidades intrigantes, garantir a vista total para o lago e reduzir custos com interferências no terreno. Os muros, o monólito sobre eles e as relações de diferentes níveis garantiram privacidade, racionalidade estrutural e uma estética contemporânea e atemporal ao projeto.
Utilizamos materiais naturais como o concreto, bambu, pedra e madeira que geram contrastes entre sí e deixam o protagonismo para as relações com a natureza circundante. Essa combinação resulta em conforto e aconchego através de uma materialidade equilibrada e harmônica que garante ainda racionalidade e êxito técnico construtivo.
O setor íntimo da residência ocupa o monólito de concreto e bambu mantendo-se afastado da área social fazendo com que os quartos sejam mais reservados. Sob esse volume dos quartos locamos a garagem e o hall de acesso que é também um lugar de distribuição dos fluxos. Um pouco mais a baixo separado por um jardim sob uma laje que fica embutida nos muros está o setor social da casa que enquadra a vista do lago tendo a piscina e uma área externa como sua extensão, sobre essa laje um solário como espaço complementar do lazer. Sob a piscina ficam áreas técnicas: depósito, casa de maquinas e garagem náutica. Na beira do lago um deck contemplativo com um píer.
As estratégias projetuais adotadas garantem uma residência que supre as demandas dos clientes e que responde exitosa às peculiaridades do sítio:
- Garante que todos os ambientes principais tenham vista para o lago.
- Insolação e iluminação natural e controlada.
- Ventilação cruzada natural em todos ambientes.
- Espaços intrigante e com múltiplas possibilidades de uso.
- Ampara-se em desenhos racionais e ortogonais facilitando seu processo de construção.
- Não demanda serviços de terraplenagem.
Arquitetura: Trilha Arquitetura Brasileira
Em parceria com: Rafael Costa
Terreno: 1240m²
Área Edificada: 545m²
Localização: Juiz de Fora, MG, Brasil














