top of page

Casa Una

2022 | 320m²

Una" - em tupiguarani, quer dizer escuro, preto.

 

A Casa Una foi concebida buscando ser uma arquitetura que exalta a eficiência, busca compreender e aplicar sistemas de construção pré-fabricados (uma casa menos construída e mais montada), que conferem um modelo de construção mais "inteligente", preciso e contemporâneo. Era (é) desejo dos clientes uma residência que seguisse esse modelo construtivo e se expressasse com um aspecto industrial, que nos permitiu uma certa ousadia em propor uma casa revestida por uma "casca" de telha termo acústica preta ou grafite escuro. A escolha desse material se deve a sua eficiência: cumpre com muito êxito sua função principal de impermeabilizar, assegurando índices elevadíssimos de conforto tanto térmico, como acústico, além de ser um material leve e de fácil instalação. Qualidades que harmonizam muito bem com a estrutura metálica que tem protagonismo nessa residência, que utiliza o concreto ou a alvenaria de maneira muito pontual, ora servindo de contenção para o terreno, ora criando um muro que preserva a casa da relação com a rua e garante uma expressividade estética marcante e atemporal.

O terreno de 699m² quadrados em declive e com um formato bem específico (próximo a um losango) implicou um tremendo desafio, foram diversos desenhos até se chegar na solução que entendemos ser a melhor. Com isso sua volumetria se desenvolve através de três situações distintas: um volume que abriga a casa na perpendicular centralizado no terreno, o volume que abriga a garagem na longitudinal esquerda da porção frontal e o terceiro volume que abriga o anexo de lazer na longitudinal direita da porção posterior do terreno; assim conseguimos uma ocupação satisfatória dessa espécie de losango. 

Outras duas características bem marcantes e direcionadoras do sítio é a pré-existência de uma espécie de platô no nível -3 (aprox.) e que a divisa dos fundos se dá com uma área de preservação permanente já florestada. Não podendo ser diferente, a Casa Una se volta totalmente para o fundo do lote e a paisagem ampla, mirando por cima das copas de arvores, e se fecha para a rua (algo que os clientes desejavam). Aproveita com inventividade o "platô" existente para distribuir todos os ambientes sociais e de lazer num mesmo nível, entregando uma integração espacial e de vivência surpreendente para as montanhas de Minas Gerais; mas implicando numa irreverência em relação ao costumeiro desenrolar dos programas de residências: ao acessar a Casa Una é preciso mergulhar através de escadas para se chegar no nível inferior e, ai sim, ser acolhido pela espacialidade e visuais que propusemos; no nível do acesso estão às suítes da casa. 

 

Outra especificidade desta proposta é que os clientes buscam nessa casa sua moradia futura, quando virão da cidade onde moram atualmente para Juiz de Fora de maneira definitiva, no entanto desejam já poderem usufruir de um lugar deles nas suas rotineiras vindas a "JF" e por isso, era preciso projetar um anexo de lazer autônomo que será construído primeiramente.

​​

         

Arquitetura: Trilha Arquitetura Brasileira
 

Colaboração: Matheus Silva

Terreno: 699m²

   

Localização: Matias Barbosa, MG, Brasil

Casa Una
Casa Una
Casa Una
Casa Una
Casa Una
Casa Una
Casa Una
Casa Una
Casa Una
Casa Una
Casa Una
Casa Una
Casa Una
Casa Una

2020 © Trilhaarq

juiz de fora - mg - brasil

  • Preto Ícone Pinterest
bottom of page